terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A importância dos estaduais.

Muito se fala sobre os campeonatos estaduais de futebol, tem gente que é a favor e tem gente que é contra, o argumento dos que são contrários funda-se principalmente na falta de datas no calendário esportivo, prejudicando pré-temporada e campeonatos brasileiros.

Ao meu ver os Estaduais são de VITAL importância, por uma série de motivos:

1) Acirra a rivalidade regional. Tivemos um exemplo disso na última rodada do Brasileirão Série A, com o Náutico fazendo de tudo para rebaixar seu rival Sport, com o apoio de sua torcida.

2) Gera empregos, e não somente aos jogadores, mas à comissões técnicas, novos treinadores, massagistas, fisioterapeutas, funcionários de estádios, radialistas e tantos outros.

3)Revela jogadores. Quanto mais clubes existem participando de campeonatos por todo o país, maiores são as chances de revelar craques.

4) Se bem organizado, um Estadual forte produz times fortes, grande exemplo disso é o campeonato Catarinense, que é um dos mais equilibrados do país, e um time "força" o outro a querer melhorar, e não é a toa que na série A teremos o Criciúma e na série B teremos Figueirense, Avaí, Chapecoense e Joinville.

Acredito serem esses os principais motivos que me fazem gostar e achar necessários os campeonatos estaduais, porém concordo com o argumento do calendário. Os Estaduais poderiam e deveriam ser "enxugados", uma boa fórmula é o Estadual Carioca, um turno (Taça Guanabara), semi final e final em jogo único, segundo turno (Taça Rio), também nos mesmos moldes e se tivermos dois vencedores diferentes de turno, um jogo para determinar o campeão.

É assim que penso !!.


Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo em parte meu amigo Pehi. Acho que o problema maior será o calendário "abarrotado" que temos. Já passou da hora do nosso futebol mudar este calendário, além dos problemas que traz (convocação de jogos da seleção (datas FIFA) com o campeonato brasileiro em andamento, sendo que os europeus fica parado neste período e consequentemente os times não tem desfalques para os seus jogos. Além disso é comum as "tentações" dos times europeus negociando jogadores para os seus times, e estes jogadores perdem a concentração e não focam nos objetivos como antes da negociação (isto não seria problema, caso todos os jogadores tirassem o Lucas como um exemplo - o que será difícil acontecer novamente, um jogador com este espírito). Enfim acredito que se o calendário brasileiro não se adequar ao europeu, sempre veremos os times brasileiros reclamando de convocação da seleção (desfalques nas agremiações) e negociações (assédios) em meio ao campeonato nas aberturas das janelas de meio de ano). Acho que é isso! hehehe

Abraço meu irmão! Continua assim sempre atualizando o blog, tá muito legal!!!

Marcelo Santos