sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sensor de Gol, importante mas preocupante !!!

Esta semana li a notícia e vi as imagens na globo.com sobre o novo aparato da Fifa para saber se a bola certamente entrou ou não, se foi gol ou não, que será testado pela primeira vez no Mundial de clubes este ano no Japão.

A idéia é sensacional uma vez que trará justiça ao futebol, basta lembrar recentemente uma bola do Sport contra o Fluminense, no brasileirão, que foi gol mas o juiz não validou, mesmo com aquele árbitro que fica ao lado do gol somente para ver isso, ou mais importante ainda o gol do Lampard, na Copa do Mundo 2010, que seria o empate da Inglaterra contra a Alemanha.

Apenas uma preocupação me ocorreu, o aparato é de acrílico e instalado atrás das traves, e se tivermos um lance daqueles em que o goleiro ou um zagueiro se choca com a lateral da trave ? Será que o acrílico vai resistir ? e se no choque ele se quebrar ? Vai continuar funcionando ? Acredito que tudo isso deve ter sido levado em conta, mas espero que nunca aconteça um incidente desse pois poderia decretar o fim de uma tecnologia que se Deus quiser veio para ficar.


2 comentários:

Anônimo disse...

Venho acompanhando atentamente o desfecho desta situação e percebí que é ao mesmo tempo interessante e complicado pensar nas diversas situações que podem acontecer em relação à funcionabilidade do mecanismo. Acredito que ele trará mais justiça ao futebol do que propriamente perdas. Ele mais acrescentará para justiça dos placares. Mas até que ponto será justo uma bola não entrar e um impedimento que o bandeira (sem recurso eletrônico) deixa de marcar que resulta em um gol, e vice-versa. Por isso é que fico preocupado. E se persarmos com mais frieza, ocorrerão muitas situações que ainda não imaginamos. Exemplo. Numa situação hipotética, durante uma mesma partida ocorrem dois gols exatamente iguais no sentido para que foi criada esta tecnologia: o 1º gol a bola o zagueiro tira após a linha demarcatória do gol, e o mecanismo funciona muito bem e gol é validado. O jogo continua e numa reposição de bola pelo gandula (pode ser a mesma bola) a bola que entra em jogo teve uma pane e está com problemas (mesmo passando nos testes que irão ser feitos antes do jogo (temos que entender que se trata de um material eletrônico, assim como qualquer outro, ou seja, passível de problemas))e aí no deceorrer do lance ocorre um gol num chute de fora da área a bola bate no travessão quicando dentro do gol (após a linha demarcatória) e cai nas mão do goleiro. No final devido ao aparelho não confirmar o gol (devido a problemas) o juiz manda seguir o lance, e no final o time que estava com 1X0 sagra-se campeão ou vence a partida. faço a seguinte pergunta: O resultado foi justo? O mecanismo funcionou para os dois lados com justiça?
É por estas e outras que acho que o aparelho pode ter complicações em alguns jogos e gerar muitos conflitos e polêmicas!

Abraço Pehi, parabéns pela excelente matéria, você focou nas bases de acrílicos presas à trave e eu com a funcionabilidade do material eletrôncio dentro da bola. Me corrija por favor caso tenha algum item dúbio no meu comentário!!!

Marcelo Santos
Bolão dos Lotequeiros

J.P disse...

Torcer para dar certo!!

Ai acabaria, com aquele bando de incompetentes, que acabam estragando a atuação do juiz, quando deveriam estar ajudando- no lugar coloca as meninas dançando--ai é só alegria